11 outubro 2006

DIA DA CRIANÇA



Amanha, dia 12 de outubro é dia da Criança. O MUNDO ANIMAL deseja que todas as crianças do mundo tenham respeitados seus direitos mais básicos :ALIMENTO, SAUDE, MORADIA, ESCOLA , e acima de tudo, AMOR!
Aproveitamos para deixar algumas dicas para quem desejar ganhar de presente um AMIGO ANIMAL.

Posse responsável: cachorro não é brinquedo!

Amigo pra toda hora: já pensou no que você vai fazer com seu futuro cão quando viajar?

Da Redação

Você pensou bem e decidiu que quer ter um cão. Já até pediu para seus pais e esse foi o presente número um na sua lista para o Dia das Crianças.

Mas será que você pensou bem mesmo? Ter um cachorro é uma grande responsabilidade. Tanto é que existe até uma expressão para isso: chama-se "posse responsável". Antes de bater o pé, chorar e espernear porque quer um bicho, leia os tópicos abaixo e reflita.

E lembre-se: adotar pode ser muito mais legal do que comprar. Existem muitos animais abandonados, loucos de vontade de ter um lar e um dono legal como você.

Um cachorro pode viver mais do que 15 anos. Durante todo esse tempo ele precisará de cuidados, carinho, atenção e dedicação de seu dono - e isso quer dizer você!

Cães sentem dor, frio, fome, sede e solidão. Lembre-se que você terá de cuidar do seu amigo em todos os momentos, mesmo quando for viajar - neste caso, será preciso encontrar um lugar legal para deixá-lo ou levá-lo com você.

Um filhote precisa ser alimentado várias vezes ao dia, de acordo com a recomendação do veterinário. Um cão adulto precisa de comida duas vezes por dia. A água deve estar fresca, limpa e disponível para seu amigo o tempo todo.

Higiene é fundamental. Cães precisam de banho, mas não todos os dias, como a gente. Os cuidados incluem também escovação dos pêlos, limpeza dos dentes e dos ouvidos. Algumas raças ainda precisam ir ao "cãobeleireiro" para tosar o pêlo.

Os locais em que seu amigo come, dorme, brinca e faz cocô e xixi devem estar sempre limpos e protegidos da chuva e do sol. E atenção: o "banheiro" do cão não deve ficar perto dos lugares nos quais ele dorme, brinca e come. O prato de ração e a vasilha de água também precisam ser lavados sempre.

Filhotes devem ir ao veterinário logo que chegam em casa para serem vacinados, vermifugados e castrados. Animais adultos devem fazer uma consulta pelo menos uma vez ao ano, para renovar as vacinas e passar por um check-up.

Cães também precisam de escola! Eles não têm de ir à aula com você, mas devem ser adestrados para saber quando fazem algo certo ou errado e aprender comandos básicos.

Cães adoram brinquedos e brincadeiras, mas não são bichos de pelúcia. Eles gostam de se divertir desde que isso não os machuque e desde que as brincadeiras sejam apropriadas para eles.

Cães precisam de uma carteira de identidade. No caso deles, o documento se chama RGA: Registro Geral Animal. Mantenha seu cão sempre com uma placa de identificação com o nome dele, o número do RGA, o nome e o telefone do dono.

Mesmo quando ficam em um quintal enorme, cães precisam passear. Manter um cão acorrentado ou preso em algum lugar é muito cruel. Os passeios devem acontecer pelo menos duas vezes por dia. E lembre-se: na rua, o cão deve estar sempre com a coleira, a placa de identificação e a guia.

Na hora do passeio, é preciso levar um saquinho para recolher o cocô do bicho e jogá-lo no lixo.

Também é importante que o cão participe da família. Isso significa interagir com o seu amigo, brincar, falar e fazer carinho. Constantemente!

Fonte:
Instituto Nina Rosa



Quero divulgar aqui o trabalho maravilhoso da amiga Simone Nardi, do blog Consciencia Humana, que fez vários vídeos sobre animais.
ASSISTA!
"A vida dos animais abandonados termina sempre de forma trágica e dolorosa.Pense muito antes de adotar um animal, para que ele não esteja nunca nessas imagens."
Simone Nardi






O MUNDO ANIMAL, agradece a amiga Marines, blog Amor&Paixão, pelo Award.

2 comentários:

Marlene Koch disse...

Oie dedinhosVerdes. Hoje ainda é dia das crianças.. sempre será, o nosso dia e sempre será o dia dos animais, enquanto houver sempre, será para sempre! Já passei no blog da Simone e vi os vídeos. Pena que só os ambintalistas vêm e Lêm sobre isso, os ademais não querem nem saber. Nos chamam de eco-chatos etc e tal. Já viu as comunidades anti-ambientalistas no orkut? Nossa.. eles se unem de uma forma a causar inveja nos ambientalistas. Não conseguimos nos unir com tamanha força. Já tentei isso uma vez mas.. podemos tentar de novo? -well.. ok, já pensei hehehe. bjs.Dedinhos Verdes.

Anônimo disse...

oi...tive vendo o seu blog e vc me podia mandar esse video por favor?
meu mail é mserralha@hotmail.com