19 janeiro 2006

O PREÇO DA CARNE.

Gente, é festa no MUNDO ANIMAL!!!! Acabei de saber que ganhamos o Destaque no concurso Meu Blog é feito com o Coração! Muito obrigada amiga Kaldinha pelo carinho. Tenha a certeza que o MUNDO ANIMAL é realmente "feito com o coração"...
Eu e os animais estamos muito felizes !


Acabei de saber, por e-mail, que o MUNDO ANIMAL é Destaque no Blog Gatinhos Voadores!!!
OS ANIMAIS ESTÃO MUITO FELIZES..AFINAL ESTÃO EM DESTAQUE NA CASA DOS GATINHOS...rss
Obrigada Aldora!

Image Hosted by ImageShack.us

O PREÇO DA CARNE


Navendo pela net e sempre lendo sobre FEBRE MACULOSA, FEBRE AFTOSA, GRIPE DO FRANGO, DOENÇA DA VACA LOUCA e tantas "mazelas" que assolam o mundo lembrei desse artigo do jornalista Dagomir Marquezi publicado na revista Super Interessante- Superpolêmica, março de 2004....Acho que a "borboleta já bateu "asas"....o FURAÇÃO ESTÁ SACUDINDO O MUNDO....
Leia o artigo e responda: O QUE VOCÊ ACHA ?



" Chineses costumam encarar qualquer coisa que se mova como um alimento à sua disposição. Eles consideram o animal um mecanismo, um objeto, cuja dor e sofrimento não nos dizem respeito. Ironicamente, os piores exemplos de maus tratos acontecem na mesma Ásia onde nasceu o budismo - a mais benevolente e avançada religião do mundo no trato com os animais.
Nos tristemente famosos "mercados de vida selvagem" asiáticos há de tudo. Mamíferos, répteis, insetos, batráquios, tudo vai para gaiolas apertadas e lotadas sem água nem comida. Qualquer foto desses mercados é um permanente festival de sangue, urina e fezes. Há mais do que chei­ro ruim no ar: existe medo. E vírus de diferentes espécies novas se combinando uns com os outros. As imagens mais chocantes registram o que esses mercados destinam aos cães. Os mesmos cães que aqui viram membros da família, ajudam cegos ou orientam equipes de salvamento. Lá, cachorros são comida.
E não se deixe enganar: esses mercados chineses não existem para "matar a fome do povo". Chineses pobres comem frango e peixe. Os cães são "iguarias" caras, assim como gatos, escorpiões, cobras, enguias, etc.
Eu tive a chance de ver fotos e vídeos desses mercados.
Os cozinheiros acreditam que a adrenalina no sangue dos cães amacia a carne. Quanto mais sofrimento, mais apetitoso o prato. Em nome dessa carne macia, a palavra de ordem é torturar os cães até a morte. Eu já via foto de um pastor alemão sendo enforcado na viga de uma cozinha, sendo puxado pelos pés. Eu já testemunhei um vira-latas com as patas dianteiras amarradas para trás do corpo e desisti de imaginar o tamanho de sua dor. Assisti ao vídeo de um cão magrinho que foi mergulhado em água fervendo, retirado, teve sua pele inteirinha arrancada e ainda olhava a câmera, tremendo junto à panela onde foi cozido em vida.
A pergunta básica é: nós os humanos temos direito a isso? Quem nos deu esse direito? Temos o direito de jogar uma lagosta viva na água fervente? Temos o direito de comer um peixe fatiado ainda vivo no seu prato num restaurante japonês? Temos o direito de prender bezerros em lugares escuros, imobilizados por toda sua curta vida, por um vitelo? Nosso paladar é tão importante assim na ordem das coisas? Um sabor diferente em nossas bocas justifica tudo?

A questão ultrapassa a esfera da ética e da civilidade. A Sars nasce no chão imundo dos mercados chineses. A doença da vaca louca - permanente ameaça na nossa pátria do churrasco - surgiu quando obrigamos o gado a se canibalizar. O terrível Ebola se espalha com cada homem africano que devora nossos primos biológicos, gorilas e chimpanzés. Vírus mutantes saltam do sangue de aves para o dos homens sem defesas naturais. Segundo a revista inglesa The Economist, nada menos que 60% das doenças humanas surgidas nos últimos 20 anos têm origem em outras espécies animais. Tony McMichael, pesquisador da Universidade Nacional de Austrália, é bastante claro: "Vivemos num mundo de micróbios. Precisamos ser um pouco mais espertos no jeito como manejamos o mundo ao nosso redor”.

Mercados chineses e churrascos africanos parecem fenômenos distantes. Mas o brasileiro continua dependendo demais de alimentação animal. Temos uma churrascaria por quarteirão, e numa cidade de 12 milhões de habitantes, como São Paulo, contam-se nos dedos os restaurantes vegetarianos. E ainda temos um lobby querendo ampliar a oferta de animais nas geladeiras: avestruzes, capivaras, jacarés, tudo criado em cativeiro com carimbo do Ibama. A cada nova espécie consumida pelo homem, mais uma mistura de vírus - algumas combinações inofensivas, outras não.
Para tentar controlar essas doenças, cometemos mais brutalidade: enterramos milhões de aves vivas, afogamos gatos selvagens em piscinas de desinfetante. Provocamos o desastre e massacramos as vítimas. Temos um caminho inteligente: racionalizar, humanizar e diminuir cada vez mais o consumo de animais. Ou podemos continuar o banho de sangue.
Aí, todos nós pagaremos o preço.
Quando uma borboleta bate as asas na Europa, pode iniciar um furacão no oceano Pacífico. A Sars começou em mercados chineses e chegou ao Canadá. A gripe aviária já se espalhou por diversos países asiáticos e ameaçam lugares distantes como o Paquistão e a Itália. Num mundo de vôos diretos, os gritos desesperados de um cachorro chinês podem chegar um dia ao Brasil por meio de alguma nova e tenebrosa sigla."

Dagomir Marquezi
FONTE: Gato Verde

4 comentários:

Águas da Vida News disse...

Realmente é lindissimo amiga Ruth Iara, muito profundo quando li senti um grande vazio dentro do meu peito por saber que faço parte de um mundo primitivo que assassina ainda suas criaturas viventes para sobreviver.
Outro dia fatima estava converando com uma amiga vizinha de casa, ela se transformou numa vegetariana de tanto eu fazer ela enchergar as maldades que estao por traz das pessoas que comem carne. so que ela nao fazia o seu arroz sem usar o caldo Knorr, na cozinha ela usava varios derivados de carne, entao lhe disse que ela nao era vegetariana pois usava ainda derivados de carne, se todos deixassem de comer carne os assassinatos de animais iriam terminar, como se todos pensassem 10 vezes antes de usar algo que contenha couro como bolsas, sapatos, logicamente ele nao vendendo nao iriam assassinar os animais. Eu aboli tudo que é feito com couro animal até minhas bolsas sao falsas bolsas de pele mas feitas de plastico duro.
Big kiss querida amiga Fatima
Um otimo final de semana.

Anônimo disse...

Olá!! Eu nunca tinha vindo aqui, mas confesso que fiquei fã do seu blog!

Este artigo é chocante. Já me tinham contado este facto, mas só no geral... isto é horrendo, é uma tortura... os animais não merecem, sem dúvida nenhuma!!!

Um beijinho!! Vou linkar o blog !!

Águas da Vida News disse...

Boa tarde querida amiga, coloquei um post no aguas da vida que acho que vc vai amar, nao deixe de ler, coloquei uma lista de empresas que fazem experimento com animais e a lista das que nao fazem. alem de varias reportagens ligadas ao assunto. Vou esperar vc por, sua opiniao é muito importante.
Big Kiss

Marlene Koch disse...

Parabéns por ser destaque mais uma vez... afinal vc sempre será destaque, vc cativou o mundo da net.. vc é a grennblog dos blogueiros. Apesar de doer na alma.. é necessário que vc continue a postar sobre a dor dos animais. Mais pessoas vão aderindo a idéia. Um dia quem sabe quando não estivermos mais aqui... quem sabe... o mundo mude e deixe os animais circularem entre o ser humano conforme foi a vontade de Deus. Cuide-se bem menina... cuide de vc ... paque que vc não nos falte nunca.