27 dezembro 2005

ONG ECOLÓGICA PEDE AOS RUSSOS
"ceia de Ano Novo sem caviar"

Image Hosted by ImageShack.us


MOSCOU, 22 dez (AFP) - A organização ambientalista WWF (sigla em inglês para Fundo Mundial para a Natureza) lançou nesta quinta-feira, na Rússia, uma campanha intitulada "Uma ceia de Ano Novo sem caviar negro", pedindo aos russos que se abstenham de consumir os valiosos ovos de esturjão, produtos de uma crescente pesca ilegal.

"Para salvar os esturjões do Mar Cáspio da bárbara exterminação causada pelos pescadores clandestinos, o WWF pede aos russos que não comam caviar no Ano Novo", pediu Alexei Vaisman, encarregado da ONG, em entrevista coletiva celebrada em Moscou.

Atualmente, segundo as avaliações da organização, criada há 40 anos, a pesca ilegal do esturjão representa um volume de pelo menos 12 vezes o da pesca legal, lembrou Vaisman.

Em 15 anos, a população de esturjões no Mar Cáspio caiu gravemente e está dividida por 40, segundo o WWF. A proliferação da pesca ilegal se explica, após a queda da União Soviética, pelas dificuldades econômicas na região.

Grande parte das vendas de caviar russo - cerca de 1.200 toneladas por ano - é feita de forma ilegal. Deste volume, apenas 10 toneladas são vendidas em circuitos legais, reconheceu recentemente o ministro russo da Agricultura, Alexander Gordeyev.

"O caviar é um símbolo da Rússia, como a balalaica, a matriochka, a vodca e o Kalachnikov, mas é um símbolo que corre o risco de desaparecer para sempre", advertiu Alexei Vaisman.

O encarregado do WWF atacou o Estado russo, que para ele "não faz nada para por ordem" e acusou os funcionários de "aceitarem suborno dos pescadores clandestinos" e de fazer parte de uma "máfia do caviar", muito disseminada.

No entanto, no início de dezembro, o ministro russo da Agricultura defendeu a idéia de impor um monopólio de Estado na comercialização do esturjão e de seus ovos, o caviar, para proteger esta espécie ameaçada.

"É indispensável que se adote sem demora uma lei sobre a comercialização do esturjão e do caviar (...) e impor um monopólio do Estado", disse o ministro.

O WWF abriu nesta quinta-feira o site na internet www.wwf.ru/bezikry ("sem caviar"), explicando ao público o problema e convocando-o a boicotar seu consumo.

Segundo o Fundo Mundial para a Natureza, o esturjão é uma espécie protegida, ameaçada de extinção.
Noventa por cento do caviar mundial procedem do Mar Cáspio, embora o Irã seja o país que fornece a imensa maioria da produção.
Fonte:Uol Bichos


Que esse apelo sirva não apenas para os russos e sim para todos os Humanos do planeta...não apenas para o esturjão e sim para todos os animais....
QUE NA NOSSA MESA DE ANO NOVO NÃO EXISTAM: VIVOS EM VOLTA E MORTOS NO CENTRO.
PELO FIM DO HOLOCAUSTO ANIMAL!


Image Hosted by ImageShack.us

NOTA:Poucos dias antes do Natal recebi, através da Lista de Defesa Animal, um e-mail com o pedido de boicote a China feito por PAUL McCARTNEY. Ao fim do e-mail havia a seginte frase:
Pelo fim do Holocausto Animal
"O Natal está chegando. Os animais irão se reunir na mesma mesa. Os vivos em volta e os mortos no centro. Seja vegetariano pela vida!!!"
Já havia feito um post sobre o boicote, mas a frase ficou martelando na minha cabeça....Não a publiquei antes do Natal por ser muito "forte"......mas agora diante do pedido de Ano Novo sem Caviar achei que seria o momento ideal.Quero deixar claro que a frase não é uma criação minha e que desconheco o nome do autor.

5 comentários:

Anônimo disse...

Ola Fatima gostei do teu blog...é muito conciente continue assim...aos poucos o povo tb tera esta conciencia..

bjos amv

Anônimo disse...

oie amiga linda vim lhe agradecer pela bela mensagem q me presenteaste e seu cantinho é maravilhoso,como gosto daqui.
+*_/\\_
.*. >,“< * + * . + 2006!!!
*´¨) Aproveite tudo que puder a cada hora, cada dia e cada época da vida.
¸.*´ Assim você poderá olhar para frente com confiança e para trás sem ressentimentos.
*´¨) Seja você mesmo, mas dê o melhor de si !
¸.*´ Atreva-se a ser diferente e seguir sua própria estrela...
*´¨) E nunca tenha medo de ser feliz!!!
¸.•´¸.•*´¨) UM SUPER 2006 PRA TI E SUA FAMILIA
BJS DA NANY

Anônimo disse...

Oi Fátima que beleza essa sua disposição em prosseguir na luta pelos animais! è isso aí amiga!
Olha as gifs do ano nôvo sãopra vcs mesmo, eu falei lá no post que podiam pegar se quisessem.
Feliz e Laborioso rs Ano Novo!

Anônimo disse...

Great work!
[url=http://lprkylza.com/qulx/osbt.html]My homepage[/url] | [url=http://vdgwqbvf.com/xlwr/ijoc.html]Cool site[/url]

Anônimo disse...

Good design!
http://lprkylza.com/qulx/osbt.html | http://gdzggbkc.com/xgki/tszd.html