12 dezembro 2005

OS ANIMAIS TÊM ESPÍRITO?

OS ANIMAIS TÊM ESPÍRITO?
A resposta a esta pergunta é absolutamente afirmativa.Sim! Pois se os animais têm uma inteligência que lhes dá uma certa liberdade de ação, há neles um princípio independente da matéria e que sobrevive ao corpo.

** O Livro dos Espíritos – Allan Kardec
São eles nossos parentes próximos, apesar da teimosia de quantos persistem em o não reconhecer. Considera-se, às vezes, como afronta ao gênero humano a aceitação dessas verdades.
Assim vejamos, resumidamente, a seqüência dos acontecimentos, tendo por base os livros A Origem da Humanidade, de Gunter Haaf, 1979 e A Vida na Terra, de David Attengorough, 1981
Idade da Terra – 4,3 bilhões (Bi!) de anos.Primeiras plantas e animais pluricelulares – 1,7 bilhões (Bi!) de anosPrimeira espécie do gênero humano ( Homo Habilis) – 2 milhões (Mi!) de anos.Por aí vemos que o homem chegou ao planeta depois, muito depois de uma infinidade de formas de vida, vegetais e animais.
Chegou assim por dizer na última hora, nos últimos minutos!
Assim quando se ouve que “os animais existem para servir ao homem” – e este é um conceito estabelecido em nossa cultura - isso soa muito esquisito, porque essa colocação não é justa nem verdadeira.
Se assim fosse, isto é, se os animais existissem apenas para nos alimentar, nos vestir e nos auxiliar, por que razão teriam vivido, em milhares de espécies, durante milhões de anos, antes de nosso surgimento?É o caso dos dinossauros, por exemplo, que surgiram e desapareceram sem nos conhecer!
Penso que grande parte do chamado carma-coletivo da espécie humana deve-se ao sofrimento que ela vem impondo aos animais, em todos os tempos.
Não é chegada a hora de olharmos para eles, senão com ternura, pelo menos misericórdia?Comece a renovação de seus costumes pelo prato de cada dia. Diminua gradativamente a volúpia de comer a carne dos animais. O cemitério na barriga é um tormento, depois da grande transição.
Por que existem os animais?Penso que basta entender que eles existiram e existem por razões intrínsecas a si próprios, a matéria compartilhando com o princípio inteligente, sua evolução.A verdade é inexorável: nós mesmos é que já existimos, neles!Não há animais de um lado e nós, seres humanos, de outro.Somos todos espíritos na vivência dos infinitos degraus do processo evolutivo, do qual os seres humanos por mais que sua pretensão assim o deseje, não representa um ponto final.

por Irvênia Prada

Fonte: Adaptado de: “A Questão Espiritual dos Animais”, Irvênia Prada, Editora FE.

Caros amigos "animais", o MUNDO ANIMAL está concorrendo a blog Destaque no Entre Amigos e conta com seu voto.
Obrigada.

6 comentários:

Anônimo disse...

eu sempre acreditei nisso, beijos fátima, tenha uma ótima semana.

Mary disse...

Oi amiga eu acredito que os animais tem espirito sim.Acho que todos os seres viventes tem.
beijão pra vc amiga e uma ótima semana.

Anônimo disse...

Querida Fatima.
Estou em falta com vc, mas é a correria de fim de ano, mesmo eu sendo organizada, sempre acabo me atropelando de afazeres, rs... Muito obrigada pelo seu award. Já postei na minha página de presentes com muito carinho.
Beijos doces pra vc!
Regina

Anônimo disse...

Oi Fatima!! Voltei, rr Vim agradecer suas visitas no "Entre Amigos". Muito obrigada pelo seu carinho.
Beijos doces pra vc!
Regina
http://blogentreamigos.zip.net

Marlene Koch disse...

oieeeeee, cologue no teu blog sobre BOICOTE AOS PRODUTOS DA CHINA... pode colar do meu ou de onde vc quiser.. ISTO DEVE SE PROPAGAR NA NET.. é uma EMERGENCIA. volto depois pra ler sobre o espírito dos animais... hora de expediente agora.... até mais
beijos apressados
Mar(ameanatureza)

Anônimo disse...

Oi querida!
passando pra te desejar uma boa quarta e dizer que adoro animais. Acho que é o amigo mais sincero que temos é os animais. Fico triste qando alguem diz que não gosta de animais, tem umas pessoas que classifica os animais como um bicho horrivel. Fico chateda com isso. Pode contar comigo pra suas campanha, faço com maior prazer.

Beijos no coração.